sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Um menino de luz!

Nós todos sabemos o quanto Jesus Cristo nos ama, sempre amou, desde que foi escolhido para cuidar da criação do nosso planeta e desde que se encarnou para viver o testemunho de amor e caridade absolutos!


Ele quer que avancemos com ele rumo a regeneração do nosso espírito. 


O natal pode ser um momento privilegiado de reflexão acerca desse progresso espiritual.

É por isso que a melhor representação do natal será sempre a do presépio. Há uma grande escritora da literatura brasileira que certa vez escreveu uma crônica em que ela contava um pouco da história dessa representação. Ali ela nos falou de Jesus e de São Francisco de Assis. 

Essa é a mensagem de natal que nós, a galera da Vagalumeria, quer deixar aqui registrada, a todos vocês, que nos acompanharam nesse nosso canal de alegria, estudo, encontro de amor, ou seja, enquanto nossas luzes se intercalam nesse blog!

Meditação no Presépio

Quando São Francisco de Assis inventou o primeiro presépio, e falou das coisas do céu numa gruta, dizem que, ao ajoelhar-se, desceu-lhe aos braços estendidos um Menino todo de luz. O Santo Poeta colocara ali apenas umas poucas imagens: as da Sagrada Família, a do irmão jumento e a do irmão boi. O áspero cenário de pedra tinha a nudez franca da pobreza, a rispidez dos desertos do mundo, o recorte bravio dos lugares de sofrimento. Ai, o Menino de luz pode descer, porque ele vinha para ensinar caminhos difíceis, e restituir às coisas naturais da terra o sentido da sua presença na ordem universal.
(...)
E se outro São Francisco se ajoelhar na gruta rústica, o Menino virá todo em luz aos seus braços, porque só o Santo Poeta entendia dessa irmandade geral do céu e da terra, e da graça de todos os despojamentos, e da alegria de não precisar ter, pela contemplação de todos os enganos, e da leveza da vida em expressão absoluta.
Cecília Meireles

Nenhum comentário:

Postar um comentário