quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Amar para ser amado!

Como é fácil ouvir “Você precisa amar você em primeiro lugar”. No entanto, eu já achei que isso fosse egoísmo... Será que é?

Seguindo um raciocínio lógico: como vamos gostar de alguém, se não gostamos desta pessoa que vemos na frente do espelho sempre que nos olhamos nele? Se não aceitamos nossa beleza, nossos pensamentos!

Por esse motivo, quando não nos amamos, ficamos em dúvida se podemos amar ao próximo! Perdidos nessa dúvida, muitos jovens dependem de estar com os outros para se sentirem  bem consigo mesmos. Muitos entram em depressão e fazem o que ninguém espera que façam, ou seja, deixam de fazer parte desse mundo maravilhoso e único. Sim, mesmo que acreditemos nelas e nossa doutrina confirme a existência de outras moradias, essa é a única que é desse jeito e a que nos cabe na nossa atual fase de encarnados. Devemos dar valor ao que esse mundo nos tem oferecido: vamos prestar atenção!

No Evangelho segundo o Espiritismo temos o esclarecimento de nossas dúvidas em relação ao amor-próprio e ao próximo, no cap. 11 - AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO, sobretudo nas INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS, no item A LEI DE AMOR. Leia você também!

Vejam, por exemplo, que bela passagem temos no item 9: 

9. O amor é de essência divina. Desde o mais elevado até o mais humilde, todos vós possuís, no fundo do coração, a centelha desse fogo sagrado. É um fato que tendes podido constatar muitas vezes: o homem mais abjeto, o mais vil, o mais criminoso, tem por um ser, ou por um objeto qualquer, uma afeição viva e ardente, à prova de todas as vicissitudes, atingindo frequentemente alturas sublimes.

O que podemos entender dessa passagem é que qualquer forma de amor é importante. “Ama teu próximo como a ti mesmo”, essa é a essência do ensinamento de Jesus, e, sim, para amar é necessário ter amor verdadeiro por si mesmo, pois assim, então, é que poderás amar teu próximo como a si mesmo.





Um comentário:

  1. Nossa!!!! velhinho achei muito boa essa postagem, FICOU MUITO BACANA MESMO.

    ResponderExcluir