quarta-feira, 20 de junho de 2012

Como é grande o grão de mostarda!


Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível... (Mateus, cap. XVII, v. 20).

É comum ouvir dos espiritas que sua fé é raciocinada. Mas o que é isso?

Para podermos responder esta pergunta, vamos definir o que é fé e o que é razão. Resumidamente: FÉ é a firme convicção de que algo seja verdade, sem necessidade de uma prova. Enquanto a RAZÃO é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de conceitos lógicos.
A primeira vista parece-nos impossível alcançar a chamada fé raciocinada, pois os argumentos anteriores se contradizem em suas próprias definições.

Como resolver essa “equação” ?

Vamos fazer uma reflexão. Se o espiritismo propõe a fé raciocinada e nós, enquanto espíritas, consideramos essa máxima uma verdade, temos, por dever, que começarmos  a entender  que está afirmativa carece também de uma explicação lógica, por essa linha de pensamento, podemos afirmar  que os argumentos espíritas justificam sua posição.

Tomemos como exemplo a seguinte sentença:

A água é um fluido.
Podemos alterar as propriedades de todo fluido.
Logo, a água pode ter suas apropriadas alteradas.

Conta-nos os textos bíblicos que o primeiro milagre de Jesus foi transformar a água em vinho.
Assim, Jesus mostrou que através do nosso pensamento e, mesmo que tenhamos nossa fé do tamanho de um grão de mostarda, podemos atuar sobre a matéria, modificando-a. 
E a única coisa que nos impede de realizarmos os mesmos feitos que Ele é a nossa falta da fé, atuando em comunhão com o conhecimento.

Para finalizarmos, façamos mais um exercício de raciocínio lógico:

A vida futura é uma verdade.
Egoísmo é um sentimento ruim.
A felicidade está em função dos bons sentimentos.
Logo, se sou egoísta, a vida futura, ao menos para mim, será infeliz.

Sendo assim, concluímos que a fé sem obras é mesmo algo inútil e, que a maior obra que podemos realizar é o nosso engrandecimento moral. 
Pois, somente assim, nossa fé estará sustentada pela razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário