segunda-feira, 26 de setembro de 2011

COMECAP 2011 - A confraternização da mocidade de olho no futuro



Nesse domingo, aconteceu em São Paulo, no Cenlep, na Água Rasa, a 42a Confraternização das Mocidades Espíritas da Capital (COMECAP). O tema do encontro foi De volta para o Futuro. E a abordagem pretendeu elaborar questões que permitam aos jovens espíritas pensar o uso que podemos fazer do nosso passado, o desenvolvimento que estamos dando para o nosso presente, a fim de formar nosso futuro.
A organização desse COMECAP ficou por conta de Eduardo Carvalho e contou com a presença de mais de 300 jovens de diversas casas Espíritas, de diferentes localidades no estado de São Paulo.
A programação contou com a apresentação da música tema do COMECAP 2011, que foi fruto de um projeto chamado Carrossel, iniciado pela parceria de Alexandre Oliveira (o Giga, do Cartas de Bordeaux) e o Felipe de Oliveira (Paroles). O projeto, agora, reúne outros integrantes e tem o objetivo de compor músicas em parcerias, unindo jovens de origens diferentes, no ideal de passar mensagens espíritas por meio da música.

A música tema
 Delorean, dentre outras coisas, faz referência ao filme De volta para o futuro, e é uma releitura do sentido do filme, desenvolvendo-o em direção ao ideal que todos acreditamos, sobretudo, ao transmitir a mensagem-chave do seu refrão: "Essa é a nossa história: De volta para o futuro sem esquecer".
Antes da entrada para as salas, uma surpresa foi oferecida aos participantes. Uma performance teatral, que nos conduziu a uma reflexão na linha do tempo, partindo do primitivismo humano aos dias atuais, revelando o quanto melhoramos e o quanto ainda somos imperfeitos e, melhor que isso, que nos permitiu mirar o futuro e termos a certeza que seremos melhores.
Pouco antes do almoço, tivemos a apresentação da banda Deck Rock. Nesse mesmo período, o evento contou com o pessoal do programa Juventude Maior da Rádio Boa Nova,  que apresentou o programa de dentro do próprio evento.

Os assuntos dos módulos giraram em torno da proposta de oferecer aos participantes uma reflexão apurada sobre o Tempo.

E, assim, lá fomos nós, novamente, viajando no tempo, porém, sem nos apegarmos às datas, pois essa não era a proposta.
Todas as atividades foram muito bem elaboradas e conduzidas pela equipe de monitores e, em nenhum momento, nos foi possível desviar do objetivo de todo o programa, ou seja, o de nos remeter sempre à Divina Lei de causa e efeito e, portanto, atribuindo a nós mesmos a responsabilidade do direcionamento que damos à nossa existência, através de nossas escolhas.

Encerrados os estudos, era hora de mais música. Logo ao término dos
módulos, a banda Cartas de Bordeaux subiu ao palco e colocou a galera para pular. Em seguida, foi a vez do pessoal da Paroles, que não deixou a galera parada um instante se quer. E para fechar com chave de ouro, o pessoal do projeto Carrossel subiu novamente ao palco.

É isso aí galera, podemos dizer que a 42a COMECAP, foi um bom exemplo de VAGALUMERIA, pois, só em um evento tão bacana,  instrutivo e divertido que se pode encontrar uma verdadeira confraria de VAGA-LUMES.



4 comentários:

  1. Foi muito bacana, participar do Evento. Nós fomos muito bem recebidos por todos da equipe do Comecap que, nos deu toda liberdade afim de oferecer ao Blog um material bem bacaninha.ADORAMOS!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Salve salve vaga-lumes desculpem pela demora pois tivemos problemas técnicos....rs mais espero que curtam como foi a COMECAP

    ResponderExcluir
  3. A Galera da Vagalumeria está mais uma vez de parabéns! Que bacana essa reportagem, diretamente do evento que reuniu essa juventude tão bonita, animada e consciente! Eu fiquei muito contente em conhecer o projeto desse encontro anual e também de ver os depoimentos. Tomara que no próximo ano tenha mais gente ainda, interessada em se encontrar para trocar conhecimentos e vivenciar um dia inteiro tão agradável. Que assim seja, graças a Deus!

    ResponderExcluir
  4. Aew, salve galera da Vagalumeria! Depois de ter achado SUPER ESTRANHO assistir a mim mesmo (hauahuahuahauha) Quero compartilhar a minha satisfação em ter participado da COMECAP, q foi realmente demais! E vamos expandir o movimento jovem ainda mais! A divulgação é importante e, para tanto, vamos unir nossas forças! Estou colocando links do Vagalumeria no blog do centro q participo, assim estaremos conectatdos.
    Dêem uma passada lá quando der: http://geas-sp.blogspot.com/
    Abraço a todos e até breve!

    ResponderExcluir